quarta-feira, 27 de maio de 2009

Elefantes têm medo de ratos?

A resposta abaixo foi tirada da revista superinteressante 
Elefantes têm medo de ratos?
Apesar da insistência do boato, dizer que elefantes têm medo de ratos não faz sentido. Elefantes adultos simplesmente não têm predadores na natureza e, por isso, não são de se assustar por pouca coisa. "O elefante pode até se perturbar com algo diferente e reagir atacando o animal ou tentando pisar nele. Mas aí poderia ser qualquer bicho", diz Kátia Cassaro, do Zoológico de São Paulo.

A lenda parece ter nascido da idéia de que ratos seriam capazes de entrar na tromba do elefante. Acontece que a tromba é quase tão ágil quanto a mão humana, o que permite ao elefante impedir o ataque, e ratos não são de se meter a bestas com um animal tão grande.

Seja qual for o motivo, a lenda envolvendo os dois bichos é bem antiga. O historiador romano Plínio, o Velho, relatou, em sua enciclopédia História Natural, que os elefantes têm tanto "ódio" dos ratos que recusam o feno em que um roedor tenha passado. Para quem bota fé em Plínio, é bom lembrar que ele também diz que elefantes respeitam a religião e "têm consciência de que seus dentes têm valor econômico".

 

Porém, este vídeo abaixo, feito pelos caçadores de mito, levanta a dúvida novamente. Fica claro que os elefantes se assustaram com alguma coisa. Se não foi por causa do rato, pode ter sido pelo simples movimento da casca que encobria o rato, ou talvez pela percepção da existência da linha cruzando na sua frente. Para tirar estas dúvidas outros testes deveriam ter sido feitos, com outras coisas escondidas, com a casca fazia e com um sistema em que a linha não passasse na frente dos elefantes. Só com estes grupos controles é que poderíamos ter uma idéia melhor do motivo do recuo dos elefantes.

 

Nenhum comentário: